RAIMUNDO CHICÓ É DIPLOMADO E EMPOSSADO EM ANAMÃ

O prefeito eleito de Anamã Raimundo Chicó (PMDB) foi diplomado no Cartório Eleitoral da cidade às 16h desta segunda-feira (27). Após receber o diploma de eleito, conseguido por meio de uma liminar da justiça eleitoral, Chicó exibiu o documento nas ruas próximas ao cartório em comemoração. O prefeito foi empossado por volta das 18h em uma sessão na Câmara dos vereadores. 
Ficha suja 
Eleito com 55,37% dos votos válidos (3.167), Chicó teve o registro barrado no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) com base na Lei da Ficha Limpa. É que ele foi condenado a perda do mandato em 2008 por abuso do poder econômico. A Lei da Ficha Limpa determina que uma decisão colegiada desta natureza implica em inelegibilidade por oito anos.
Liminar
Na semana passada, após várias tentativas de ser diplomado e tomar posse, o ministro do TSE Napoleão Nunes Maia concedeu liminar favorável a Chicó justificando que, embora no momento do pedido do registro a inelegibilidade contra ele ainda estivesse em vigência, na data da diplomação a pena já havia sido cumprida. O caso ainda será julgado pelo colegiado do TSE e, se a liminar cair, Anamã terá que voltar às urnas para nova eleição. A  segunda colocada, a ex-prefeita Esmeraldo (Pros), recebeu 2.448 votos (42,80%).


Comentários

Postagens mais visitadas